quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Frango com PimenTa

Filet de Sobre coxa Desossada de Frango com Puré de Batata com Alho Poró por menos de 10 reais!

Foto Nedal
Já que tudo vai acabar em pizza e enquanto forças ocultas fazem seu trabalho, o povo brasileiro pode fazer este maravilhoso prato para duas pessoas por apenas 10 reais, vamos a receita entonces...
Ingredientes: 2 sobre coxas grandes de frango. Pode ser o frango Índio Caipira, como que usei na receita da foto, garante um prato com umas 200 gr de carne, contra 120 gr aprox. num frango congelado. 
2 batatas grandes e um alho-poro. Batatas todos conhecem, mas o alho-poro nem sempre existe. Pode usar alho comum se não tiver o poro. Salsinha. Azeite, 1 dente de alho, sal, pimenta calabresa 1 colherinha, pitada de paprica, 4 colheres de molho de tomate, 1 colher de mostarda, pitada de alecrim, e noz moscada. 2 colheres leite de coco e uma colher de margarina.
Preparo: desossar a sobre coxa é fácil, desde que você tenha uma boa faquinha, bem afiada. Do lado oposto ao da pele, o osso aparece após a primeira incisão, basta agora inserir a faca por trás do osso até soltar um lado, depois fica fácil tirar o resto. Sobra o filet. Apare a gordura branca mas deixe a pele. Coloque os filets numa vasilha com sal, por uns minutos. Corte as batatas e o alho. Coloque de molho para tirar o amido da batata. Escorra bem, coloque as batatas e o alho-poro para cozinhar com agua e uma pitada de noz moscada. O segredo da cocção rápida esta em usar pouca agua numa panela pequena, deixando cozinhar por uns 20 minutos. Tempere o frango com o alho picado, sal, alecrim, mostarda, paprica, pimentas, azeite, e molho de tomate. Deixe marinar o frango e vamos fazer o puré, enquanto isso esquente  a frigideira. As batatas devem estar moles e o alho desmanchando para fazer o puré, tire o excesso de agua mas deixe um pouco...com a ajuda de um pilão, objeto indispensável na culinária moderna, soque bem até obter uma massa com mais de 51% de inteligencia ai agregue o leite de coco, sal e margarina. Pode usar leite e manteiga francesa, mas ai já não seria mais socialista e sim burguês.
Azeite a frigideira tefal arranhada que você ganhou de presente no ultimo natal. 
Coloque para dourar os filets por uns 4 a 5 minutos de cada lado, tampando a frigideira, use o caldo do marinado que sobrou diluído com meio copo de agua quente, durante o cozimento para evitar que a gordura queime.  Tire do fogo e separe os  filets. Coloque o resto do caldo e deixe reduzir.
Modo de servir: colocar um pouco de pure no centro do prato, depois vem o filet apoiado na massa e o caldo derramado com cuidado. Espalhe a salsinha e Bom aPeTite!

Nenhum comentário:

Lula Grelhada com Arroz da Tinta