terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Oligo Major

Um milagre pode acontecer, basta  procurar nosso oleo essencial.

A raiz da palavra Chanuká, é Chinuch. Educacão. A origem dessa palavra, no entanto, esta num nome que esta escrito na Torah: Chanoch ben Aminadav, o primeiro a se jogar no Yam Suf, fugindo dos egipcios. Dai vem o termo inaugurar, Chanukat Habait.
Entretanto, Chanuká é um chag que não esta literalmente expresso na Torah. Poderia parecer que se trata de alguma forma de festejar uma vitoria sobre os  helenistas, na epoca. Os gregos defecaram no Templo, sua ideia era impurificar o santuario, acabar com a moral, não destruindo o povo judeu, e sim sua cultura, sua tradicoes, mas principalmente a santificação dos Mandamentos e das Leis da Torah de Moises. O Kodesh Hakodashim.

O que foi o milagre?

Apos a limpeza do Templo, o Cohen Hagadol achou o que tinha deixado escondido num vão na parede: uma pequena quantidade de azeite, suficiente para apenas uma ou talvez duas noites. No entanto, o azeite durou as sete noite e mais o Shamash...como podemos analisar esse milagre, de um ponto de vista espiritual?
Qual a mensagem escondida nesse milagre, uma vez que eliminamos do contexto qualquer vitoria, a Gvurah,  e olhamos pelo prisma da Gedulah, a essencia de Hessed, a Sfira da Esquerda.

Mantivemos nossa essencia intacta, atraves da nossa auto re-educação constante através do estudo da das Leis da Torah. Essa foi a Grandeza que recebemos. Nosso Oligo Essencial continuara aceso e iluminando o caminho.

Temos que ter agora, a grandeza como povo do mundo, procurar nossa essencia, sem tanta violencia e ganancia. A mensagem de Chanuka, é que pode ser possivel limpar o Templo, reeducar nossa alimentacao, mudar nossos habitos em nosso interior, e exterior, para se chegar a uma sustentabilidade, chegada de um Tempo de Paz.

Chega de sujar nossos coracões com ódio, nossas mentes com falsos messias e falsas teorias politicas, vamos cuidar do Grande Templo que é nosso planeta.

Muita Luz para Todos os Povos!

http://www.youtube.com/watch?v=CPmjNmAGw-E

Nenhum comentário:

Lula Grelhada com Arroz da Tinta