segunda-feira, 14 de setembro de 2009

5770


Fachada do 770, sede do Chabad no Brooklin Foto: Sergio Nedal

Ano de 5770
Podemos perceber que nada acontece por acaso. São duas contagens diferentes segundo nossos Sábios: b'reshit, ou seja, bet(dois)reshit, início. Uma se refere a Criacão material e outra espiritual.O Ano Novo Judaico, este ano, em hebraico תש’ע, tem a Gematria de "maasaf le kol hamachanot", ou seja Israel, e Machiach Aichshav, mas não significa absolutamente que algum rabino decretou que o mundo começou fisicamente a existir a exatos 5770 anos...isso seria afirmar que conhecemos a vontade Divina, podemos calcular o Final dos Tempos...nada disso.
Explica o Rashi, nos comentarios sobre o Pentateuco: "bereshit Barah, e no Principio, Criou... esta se referindo ao ponto em que a Torah inicia, e segundo os Sabios, deveria começar em algum lugar...ou seja, contagem a partir de quando a Historia do Adam Hakadmon começa a ser contada oralmente. Explica ainda, que esta se referindo a Reshit Tvuata, o inicio do florescimento...ou seja, quando o povo judeu que ira se formar dessa saga escrita na Torah, o Ini na Terra, inicio das Mitzvot, etc Portanto são duas contagens, no Inicio da Criação e o Inicio de uma Nova Era atraves da transmissao Oral e Escrita.
Como se nossos sábios nos alertassem para a necessidade de uma recriacão interior, com um novo olhar com relação ao nosso próximo, ao mundo, e sua natureza, a cada ano, e que a Redenção se dará atraves do Conhecimento.
Que todos os amigos, colaboradores e leitores sejam inscritos e reescritos no Livro da Vida, com Maschiach no Templo em Jerusalem, em breve ainda este ano e uma PAZ DURADOURA para todo o mundo, sem armas e sem violência!

Nenhum comentário:

Lula Grelhada com Arroz da Tinta