quarta-feira, 27 de junho de 2007

Oi vei, esculacharam Kamel!


Não dá pra misturar religião e politica. O Talmud da Babilonia, no Tratado de Brachot, escrito lá pelo século V da era moderna, traz o caso de dois jovens alunos, crianças, perguntados sôbre aonde está D'us. O primeiro sem sequer tirar os olhos do livro a sua frente, aponta para o teto e responde: D'us está lá no céu. O segundo, surpreso com a pergunta, responde com outra
pergunta: Aonde não esta D'us?
Antes dos acordos de paz com a AP, quando Israel controlava Jerusalem, turistas e jornalistas podiam visitar, fotografar livremente todas as áreas. Ao fazer o acordo com Arafat, Israel permitiu que a AP controlasse os acessos aos locais sagrados deles, mas a ideia era compartilhar. Não se poderia prever então as intifadas e a neo-revolução islamica em andamento.
Ali Kamel relata sua recente visita a Jerusalem, escreveu sobre a violencia como foi tratado na área controlada pelos palestinos. Toca numa ferida muito dolorosa para qualquer judeu e para todos seres humanos. O direito a viver em paz onde com sua tribo estiver, independente de sua identidade. Isso só será possivel quando as pedras e os lugares nao tiverem valor maior do que a vida humana. Onde não existam armas. Ali foi esculachado como dizemos por aqui, por um guarda armado, porque estava acompanhado de um guia israelense, como seria se pretendesse subir acompanhado de um oficial policial fardado no Alemão. O guarda estava sacaneando o Ali, como dizendo, você muculmano, visitando Israel...o inimigo! Não se trata de religião e sim de poder. Israel é um pais em conflito com a ignorancia e pobreza que o cerca. Como aqui. Esta mais proximo da gente e nossa diferenca com o pessoal do crime que nos rodeia. A sociedade acaba fazendo acordos espurios que permitem o controle de areas em troca de uma paz fajuta. O mesmo se da em Israel. Religiao é coisa dos homens. O Criador nao tem nada a ver, ou haver com tudo isso. Isaias confirma isso no Tanach. Inspiracao Divina sempre existiu, mas como dom e não com endereço e materializado em alguém especifico.

Nenhum comentário:

Lula Grelhada com Arroz da Tinta